Dicas de revistas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


É muito comum para o acadêmico de História, quando indagado sobre qual curso faz, ouvir em contrapartida: “O quê? Históriaaaa?”
Mas, convenhamos: não dá para criticar quem age desta forma. A disciplina de História, muitas vezes, foi repassada aos alunos de maneira pesada, sem graça, sem sal, com fórmulas prontas. Era, sem dúvida, um saco.
As pessoas que reagem desta forma certamente estão impregnadas por um ensino defasado, do professor ditando afônico ou rabiscando no quadro verde-escuro.
Mas, felizmente, a realidade mudou. Estamos mostrando em nosso blog algumas possibilidades de uso da tecnologia nas aulas de História. Mas, paralelo à isso, temos que ter em mente que nem todo estabelecimento escolar (por enquanto) tem acesso à essas tecnologias. Um modo mais acessível e palpável para auxiliar no ensino de História são as revistas especializadas. As mais destacadas são:
Leituras da História, da Editora Escala, publicada desde 2003. Inicialmente, tinha o logotipo idêntico a maior concorrente, Aventuras na História, da Editora Abril. A partir do número 24, mudou o layout para um modelo mais robusto.
História Viva, publicada pela Duetto Editorial desde outubro de 2003. Além dos números regulares, a revista lança periodicamente edições especiais ou séries temáticas com assuntos como Mitologia, Religiões, etc.
Além do material produzido localmente, a revista publica artigos traduzidos, em parceria com a francesa "Historia", publicada pelas Publicações Tallandier.. Também disponibiliza um espaço para divulgação de teses e publicações sobre História.
Aventuras na História, publicada mensalmente pela Editora Abril, é considerada a maior do segmento no Brasil, sendo que em suas primeiras edições possuía claro vínculo com a revista Superinteressante, da mesma editora. É uma das publicações que faz parte do chamado Núcleo Jovem da editora que conta com outras revistas de viés científico e voltadas para a juventude. Coincidência? Também começou a ser publicada em 2003. História era um assunto pouco explorado neste segmento. Devido ao sucesso de uma, as outras foram aparecendo.
Fica a dica. Certamente estas revistas podem ajudar a quebrar o gelo. A História, dependendo do contexto, pode até ser feia. Mas não morde.

0 comentários:

Postar um comentário