terça-feira, 6 de dezembro de 2011

           Jogos Digitais no Ensino de História

O professor hoje não pode mais contar somente com o quadro e giz. A docência exige, como qualquer outra profissão, o aprimoramento do profissional. Sendo assim, o professor necessita introduzir ferramentas pedagógicas atrativas e criativas, para contemplar a demanda do ensino nos dias de hoje.
Sabemos que o ensino de História possui barreiras e pré-conceitos o que, muitas vezes, desestimula os profissionais, principalmente ao enfrentar a questão do tempo, que cada vez mais se apresenta no imediatismo, na atemporalidade, na possibilidade de múltiplos tempos. Como diria alguns professores: “fica distante estimulá-los a trabalhar com 5 anos atrás, o que diria á 1oo”! Esse é um dos principais problemas enfrentados que, se soma a dificuldade de interpretação textual, também.
Ao pensar essas dificuldades, uma das alternativas viáveis compete á utilização de jogos digitais, pois muitos além de ter todo um enredo, uma história com traços verossímeis, também possui textos interpretativos seqüenciais. E, o principal: a magia de tornar a aula divertida, atrativa e prazerosa.
Um bom exemplo a ser aplicado, nas aulas sobre Idade Média, é o jogo “Assassin’s Creed” que também fora adaptado em livro, o que pode servir de estímulo ao hábito da leitura. Esse jogo possibilita o trabalho em torno de um período de transição, o qual mudanças de concepções acerca do mundo e do homem mudam, possibilitando a compreensão de estratagemas e articulações políticas e relações de poder. O jogo tem uma preocupação em representar de forma fidedigna a arquitetura Renascentista italiana, como detalhes armamentistas, personagens reais e assim por adiante. Não esquecendo, a necessidade de elucidação sobre a temática do jogo, como também a desconstrução de algumas representações que, de fato romanceiam toda a Idade Média.
A busca pela utilização de jogos é crescente, como a grande necessidade de se encontrar alternativas viáveis de ensino que contemplem a compreensão e interpretação de textos e de imagens, pois para poder “regredir” no tempo, o auxílio de imagens e fotografias é imprescindível, para tornar a aula interessante e assim despertar o interesse para o aprendizado. 
Acreditamos que, a utilização de jogos digitais para a apreensão da temporalidade, como também, um recurso no auxílio da compreensão e interpretação de textos, é uma alternativa possível frente á realidade dos alunos; ressaltando que, enquanto instrumento pedagógico é excelente para a indução do raciocínio e da reflexão.
Outra vantagem apresentada por essa ferramenta diz respeito à familiaridade que as crianças e os adolescentes possuem com os jogos, na medida em que o jogo é introduzido desde muito cedo em seus cotidianos, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo; pois quando a criança brinca, ela explora e manuseia tudo aquilo que está à sua volta, através de esforços físicos e mentais. O jogo eletrônico, assim como o jogo tradicional, promove o pensar, viabilizando a aquisição de informações, promovendo desta forma, habilidades que poderão ser reelaboradas e reconstruídas.

http://www.youtube.com/watch?v=okJa9uFjsSA&feature=related

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